terça-feira, 11 de setembro de 2007

Pessoas

Gosto de observar as pessoas...as mulheres claro...ver os pequenos pormenores...a madeixa que cai para a cara e que num gesto mecanico é reposta no sitio...o olhar vivo e decidido ou amorfo e sem esperança...o pequeno tique de a tudo resmungar...a maneira de vestir, a cor, a medida.
Serei voyeur? Ou aquele timido que tudo observa e nada pratica?....
Tem a outra face....o ser observado....modéstia á parte, sinto-me muitas vezes observado...faz bem ao ego...eleva-me a auto-estima...sorrio....talvez de medo....
Nisto tudo em que vivemos, não existe contacto nenhum...os próprios vizinhos sao uns estranhos...Bom dia, Boa noite....e é só.
Dou por mim a observar e a imaginar como será a vida daquela pessoa...pouco acertarei de certeza....certo tenho que, nunca é, como se expõe...
Aqui outras interrogações se levantam....a grande maioria tem vida dupla...será correcto enganarmo-nos a nós próprios? Porque nunca estamos satisfeitos com o que temos? Será para isto que vivemos? Será que viver é assim tão importante? Ou será mais importante enganar tudo e todos?
Vivemos num estado de enganos....e quem não o faz, está fora...game over.



2 comentários:

Escultora disse...

verdade que devemos observar as pessoas com toda atençao mais do que por vezes fazemos, existem pessoas que sao um poço de informaçao e cultura outras que tem a massa cinzenta super vazia...mas a importancia esta nas no que podemos tirar para nos de cada uma delas...pois sejam bons ou maus exemplos sao sempre experiencias de vida diferentes e por cada dia aprendemos mais um pouco so de as observarmos...
o terem feitios dificeis todos nos temos o nosso por isso nao devemos querer modelar os outros ao nosso e mais giro haver diferenças...a dupla personalidade que a muita gente a utilizar quanto a mim sao somente carapaças como as das tartarugas que apenas servem para esconder aquilo que as pessoas sao na realidade pois por medo de se exporem ou por medo de serem evadidas acabam por cirar personagens de si mesmos e encarnar um personagem que por vezes esconde uma pessoa maravilhosa que so nao se da a mostrar por medos...mas sao posicoes que cada um toma para si mesmo que nao vou cirticar embora me deixe um pouco triste porque gosto de conhecer as pessoas na sua essencia e nao fragentos desses mesmos seres maravilhosos misturados com personagens imaginarias ou teatrais...mas a verdade e que as compreendo porque por ser transparente demais e por dar muitas vezes o melhor de mim ja fui muitas vezes magoada e doi demais....mas continua a escrever pois e prezeroso demias ler o que escreves ...beijocas

Anónimo disse...

Observar não tira pedaço, mas será observar com olhos de ver ou será colocar a imaginação à solta?
Acredito que a vida vale muito a pena ser vivida, mesmo com todas as contrariedades. E não acredito em enganar seja quem for ou de que forma for porque estaria acima de tudo a enganar-me a mim...
Posso ser sincera demais, o que assusta as pessoas que já não estão habituadas ao que é verdadeiro, que desconfiam... mas é tão bom sentir-me bem, de consciência tranquila. Eu pelo menos sei quem sou, e os outros? Saberão quem são?

Bjc
Tullia